terça-feira, 7 de abril de 2015

DE CAMÕES AO AMOR



  
Por Mário Pires

"O amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente...", escreveu o poeta Luiz de Camões, possivelmente, em puro êxtase, tentando expressar a intensidade do sentimento, Amor. O detalhe da expressão, é que Amar é um sentimento que leva tempo para florir. É como um grão de feijão que, regado, cresce, floresce... e dá frutos. A beleza do amor é o tempo que ele leva para se formar. Amar é que nem um imenso rio, que começou de gota em gota, foi crescendo, conhecendo e traçando caminhos, superando pedras, obstáculos, curvas, secas... e, assim, se firma na natureza.

Realmente, concordo com o pensamento que diz que, muitas vezes, quando encontramos um novo amor, percebemos o porquê de os anteriores não terem dado certo. Mas o interessante de hoje em dia, é muitas pessoas, em pouco tempo, externarem este sentimento, sem realmente senti-lo de fato. Sem terem vivido a maior complexidade que ele exige. Porque Amar "é servir... é um cuidar..." do Amor, é claro.

Ainda tomando por base o Soneto, quando Camões diz "... É ter com quem nos mata, lealdade... como causar pode seu favor, nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?", quer dizer, em minha opinião, que Amar, antes de tudo, é amar-se primeiro e depois às pessoas ao seu redor. Por que "amizade é o amor que nunca morre", como lindamente destacou meu xará, o Quintana.

Por fim, acredito que o uso da expressão Amor, em pouco tempo, não deve ser amor: é apenas modismo. Porque Amar, em algumas ocasiões, sim, é moda.

O amor é singular, é flor com pétalas e espinhos. Amor é atitude, não somente palavras que o vento leva. O amor é saboroso em dedicação, como a abelha que se entrega completamente para produzir o mel. É como a chuva que acalma o sertanejo à espera da água. É como criança chorando por um carinho, ao sentir medo da noite. O amor é o tempo, mantendo o céu aberto para contemplarmos as estrelas. O amor é o sol, que ilumina o nosso dia, nos dando prazer em viver, sem nos cobrar nada.

Que o puro e verdadeiro sentimento do amor entre nos corações de cada um. E que o tempo, senhor de tudo, nos conduza ao que é pleno e perfeito. Rumo à felicidade, banhando-se numa praia, repleta de ondas, recheadas das mais lindas espumas esbranquiçadas, cor da Paz, cor do Amor.

* * *
Se já conheces, não custa ler novamente. Se não conhece, então confira na íntegra um dos Sonetos mais lindos do mundo... http://www.citador.pt/poemas/amor-e-um-fogo-que-arde-sem-se-ver-luis-vaz-de-camoes


10 comentários:

Sylvia Lima disse...

"E que o tempo, senhor de tudo, nos conduza ao que é pleno e perfeito. Rumo à felicidade..."

Lindo texto, sábias palavras...

Luciana disse...

Muito lindo e verdadeiro!

Lindsai Amaral disse...

Definir o amor nunca é fácil: é preciso sensibilidade, olhar acurado e coração aberto. E você tem tudo isso (talvez até mais). É preciso ter muita sensibilidade ver o amor manifestado na dedicação de uma abelha ao fazer o mel, na espera pela chuva, na ansiedade pelo carinho da mãe... Parabéns, pelo texto, pela sensibilidade, e por compartilhar isso conosco, os mortais.

Lily Muniz disse...

O amor... Palavra pequena, mas que, pode significar tudo. Tão curta ao pronunciar, mas enorme ao demostrar, tão difícil de entender . Arrasando como sempre em amigo Mario Pires , então é o amor............., belas palavras poeta, até mesmo quem nunca amou ninguém, se entrega as suas palavras que nos fazem recordar de todo amor que já recebemos, que por hora deixamos engavetados.
Nos pensamentos de um poeta o amor, é a inspiração necessária para demonstra o sentimento por meio das palavras.
Parabéns !!!!!! sábias palavras.

Cristiane Carvalho disse...

Lindas palavras!

Silvana Rocha disse...

" bacana" ... Amar é tanta coisa, além da palavra⁉️ sentimento de doação , entrega , dedicação , comprometer-se com o outro ...

Marluce Ribeiro disse...

Lindo texto....Ah o AMOR...
Algo tão belo,tão simples e avassalador ao mesmo tempo...
Parabéns!! Me identifiquei com a pureza de suas palavras!

Daniela Menezes disse...

Perfeita interpretação ! Amei essa parte "Mas o interessante de hoje em dia, é muitas pessoas, em pouco tempo, externarem este sentimento, sem realmente senti-lo de fato. "

Lenio Ferraz disse...

Parabéns poeta, lindo texto.

Xênia Cristina disse...

Perfeita definição do amor...